quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O DESRESPEITO A IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS OCORREM DIARIAMENTE


                É garantido por lei que 2% das vagas dos estacionamentos públicos e privados devem ser destinadas aos deficientes físicos e 5% para idosos, porém uma parcela muito pequena da população cumpre a lei ou se preocupa com um direito que é de uma minoria. Na maioria dos lugares, as vagas até existem, mas quase sempre estão ocupadas por motoristas que estão em desacordo com a legislação.

                É revoltante perceber que até mesmo havendo vagas, as pessoas ditas "normais", por comodidade, estacionam mais perto da entrada. Fazendo com que idosos e deficientes  percorram longas distâncias até chegarem em seus veículos. Isso sem falar nos estacionamentos dos hospitais em Brasília, chega a ser irônico. Minha mãe é cadeirante e felizmente goza de boa saúde, mas quando precisa ir ao médico, normalmente para fazer exames, a dificuldade em estacionar, mesmo longe da entrada, é absurda. 
                
           Se as vagas existem, em shoppings ou em estacionamentos públicos, deve haver  fiscalização com o objetivo de conscientizar e punir quem desrespeita a lei. Essa atitude é um passo para alcançarmos a cidadania. A população deverá se educar nesse sentido, pois existe uma legislação de inclusão social que preserva a dignidade da pessoa humana e que deve ser respeitada
                
               De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em desacordo com a regulamentação - em vaga destinada a portador de necessidades especiais ou idosos - corresponde a infração leve, passível de multa no valor de R$ 53,20 e medida administrativa de remoção do veículo.
  
                Sei que está cada dia mais difícil estacionar nas grandes cidades brasileiras, mas se existem vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais é porque precisamos delas. Não queremos nada demais. Apenas gostaríamos de fazer valer um direito que nos assiste e poder trafegar, sem grandes transtornos, pela cidade.
               

2 comentários:

  1. Aqui em Bsb também é moda: nas quadras comerciais, os deficientes `morais`, quando não estacionam na vaga para deficientes, colocam seus carros espremidos ao lado esquerdo da vaga, impedindo quem tem o direito de usá-la de abrir totalmente a porta do motorista e sair confortavelmente do carro. Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto continue assim, parabéns! Abraço...

    ResponderExcluir