quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS BÁSICOS DE FISIOTERAPIA PARA ATÁXICOS (RETIRADO DO SITE DA AAPPAD)


Executar deitado

1º) Deitado de costas; Pernas esticadas, pé para baixo / pé para cima. Fazer 20 flexões.

2º) Deitado de costa, pernas esticadas, encolhe junto às nádegas alternadamente esquerda / direita. Fazer 20 flexões.

3º) Deitado de costas, ambas as pernas encolhidas com os calcanhares junto às nádegas flexionar juntas para a esquerda mantendo as costas sem mover. Voltar ao centro, e repetir para direita. Fazer as três posições alternadamente por 20 vezes. (cada ciclo das três posições entende-se por um).

4º) Pernas encolhidas na mesma posição inicial descrita acima, alternadamente sempre mantendo uma ao centro, abre a esquerda até encostar ao chão volta ao centro e abre a direita até ao chão e retorna ao centro. Está completo um ciclo, repetir por 10X.

5º) Deitado com as pernas esticadas flexionar uma perna até o calcanhar direito atingir o joelho esquerdo, correr lentamente sobre a canela até atingir o peito do pé esquerdo, repetir sobre a perna direita com o calcanhar esquerdo. Assim completa um ciclo, repetir por 10X.

6º) De costas com as pernas encolhidas, levantar os quadris contar até seis e baixar. (10X)

7º) Deitado de costas c/ os braços esticados paralelos ao corpo levantar alternadamente direito e esquerdo até ficarem perpendicular a cama. Direito / esquerdo um ciclo; repetir por 10 ciclos.

8º) Com os braços esticados em cruz, levar a mão ao ombro oposto direito / esquerdo, faz um ciclo; repetir 10X.

9º) Com os braços esticados em cruz, levantar ambos até as palmas das mãos se tocarem ao centro.  (10X)

10º) Braços em cruz, alternadamente dedo direito / esquerdo no nariz.

11º) De joelhos na cama com o corpo ereto senta para ao lado direito dos calcanhares, sobre eles, e do lado direito, repetir este ciclo por 10X.

DE QUATRO (posição de cavalinho) 

1º) Perna direita, braço esquerdo, levantar ambos e contar até quatro e voltar à posição de repouso. Repetir agora com a perna e o braço direito, fazendo um ciclo quando voltar à posição de repouso. (10X)

2º) De joelho com os braços levantados girar o tronco para a direita / centro / esquerda / centro. 1 ciclo. (10X)

CAMINHANDO (entre barras) 

1º) Pé X Pé um na frente do outro alternadamente. (percurso de 3m repetir 10X)

2º) Andar (3m) de lado alternadamente, Abrindo moderadamente a perna. (10X)

3º) Caminhando levantar o joelho até formar 90° com a coxa e bater neste com a mão oposta, Assim direita / esquerda.  (10X)

4º) Caminhar (3m) com obstáculos em uma distância de um passo normal e ao transpor tocar ao solo primeiro com o calcanhar. (10X)

5º) Caminhar (3m) de lado, a cada passo levantar simultaneamente a perna e o braço do lado em que esta se deslocando, repetir para o lado oposto. (10X)


Nenhum comentário:

Postar um comentário