terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A FALTA DE INFORMAÇÃO DAS PESSOAS SUBMETE OS DOENTES DE DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS AO PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO


                A maioria de nós, em algum momento caçoou de alguém com o andar cambaleante perambulando pelas ruas.  Essa pessoa pode estar sendo acometida por alguma disfunção neurológica. Fato que por si só, condena o portador a inúmeros problemas, não só de ordem física, mas psicológica.  O objetivo desse post não é dar lição de moral, mas alertar os desinformados e convidá-los a fazer uma reflexão.
                Ataxia, de acordo com o Dicionário Aurélio,  significa "Incapacidade de coordenar os movimentos musculares voluntários e que pode fazer parte do quadro clínico  de numerosas doenças do sistema nervoso". Esse sintoma também da origem a uma série de distúrbios de origem hereditária, que podem ser dominantes ou recessivas. Apenas entre as dominantes (SCAs - sigla de Spinocerebellar Ataxias, em inglês), são mais de 27 tipos descritos e identificados geneticamente.
                Todas elas se caracterizam pela perda progressiva de coordenação motora, que geralmente começa nos membros inferiores, tirando o senso de direção do paciente, tornando sua marcha cambaleante e vacilante, semelhante a de um bêbado. O olhar critico das pessoas constrange ao ponto de o doente evitar freqüentar lugares públicos, a fim de não se expor a esse julgamento.

                Retirei um trecho do Manual de Ataxias, do site da AAPPAD, em que um portador descreve o sentimento dos doentes: "Nós portadores desta alteração genética, tornamo-nos introspectivos, ranzinzas e não amistosos, em resumo, envelhecemos no comportamento. Mas, o que mais nos desmorona emocionalmente é tomarmos a consciência de que somos transmissores desta condição para os nossos descendentes".

                Não tenho filhos e não pretendo tê-los. Consolidando tudo o que foi escrito, o doente esta sujeito a dificuldades suficientes, trata-se de uma doença crônica, degenerativa e progressiva. Vamos nos despir de todo e qualquer preconceito e tentar facilitar a vida dessas pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário