quinta-feira, 12 de julho de 2012

SIGNIFICADO DE DEFICIÊNCIA


         De acordo com o dicionário deficiente é uma pessoa que tem diminuídas as faculdades físicas ou intelectuais. Sendo assim, alguém que tem dificuldades com matemática, quem não sabe nadar ou não tem habilidade com esportes pode ser considerado deficiente? Fica o convite a reflexão.

Não defendo aqui a idéia de fazer de conta que a deficiência não existe. Agindo assim, estamos desrespeitando as limitações. Não devemos superestimar nem subestimar as dificuldades e sim respeitá-las.

Tratar igualmente os desiguais não significa necessariamente fazer justiça. A deficiência, em si, não é boa nem ruim, trata-se apenas de aprender o melhor modo de conviver com ela.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso entrar em contato com você sobre Ataxia Espinocerebelar.Também moro em Brasilia, Estou realizando uma pesquisa e precisarei de sua ajuda!!!
      muito obrigado
      aguardo resposta
      Ms. em Psicologia/UCB Antonio
      sousaaf@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Olá Edilene.

    Estou fazendo um mestrado em Psicologia cujo tema é: Ataxia Espinocerebelar hereditária: Ações e Reações
    gostaria que vocês me ajudassem nessa pesquisas onde irei buscar resposta quanto a concepções que as pessoas com esses problemas tem de si mesmo e como as outras pessoas as veêm e outras coisas a mais e quem sabe buscar a criação de um projeto a nivel federal para que o governo possa dar remédios de graças para quem é atingido por esse problema.
    Há 10 anos acompanho três crianças que hoje já estão com idades acimas do 18 anos, tem várias pessoas de suas familias que perderam a vida, por isso estou empenhado e comovido a realizar essa pesquisa.
    Conto com sua juda de todos vocês que aqui compartilham dessa lutas e aqueles que tb tem o problema mas não se encontram nessa discussão. Por favor espalhe essa noticias entre as pessoas com esse problema. Entre em contato

    AGUARDO RESPOSTAS
    UM ABRAÇO
    Prof. Ms Antonio Sousa
    sousaaf@yahoo.com.br
    moro em bsb

    ResponderExcluir
  3. Quem não sabe matemática ou não sabe nadar é, sim, deficiente nesses quesitos. Contudo, se aprende matemática, se aprende a nadar - e se está curado da deficiência. Sou portador de ataxia hereditária dominante. Alguém aí sabe cura, por favor?

    ResponderExcluir